terça-feira, 31 de agosto de 2010

Aromas e bem estar


Olá amigos!
Podemos dizer que o ser humano sempre soube que um aroma produz efeitos agradáveis ou desagradáveis. Quantas vezes por dia um odor de comida ou uma fragrância de perfume nos faz lembrar alguma coisa, seja boa ou ruim? Assim, alguns odores costumam estimular desejos, vontades, pensamentos, recordações; outros podem nos provocar enjôos ou até sentimentos, como a nostalgia. A partir do século XX os aromas foram estudados de forma cientifica, através do estudo dos óleos essenciais.
Os óleos essenciais estimulam — através do olfato — o sistema nervoso central, a memória e a psique, pois induzem a liberação de substâncias neuroquímicas, que podem ser sedativas, estimulantes ou relaxantes. Quando usados na pele, suas propriedades medicinais penetram nos poros atingindo a corrente sanguínea, o sistema linfático, chegando aos órgãos. Os óleos possuem a capacidade de restabelecer o equilíbrio da mente e de todos os sistemas do corpo humano; suas propriedades também auxiliam na elevação espiritual, ao relaxamento, a meditação e a sensação de bem estar. São inúmeros os estudos cientificos comparando e mostrando o efeito similar dos óleos essênciais e medicamentos alopáticos tradicionais.
Não devemos confundir essências com óleos essênciais, pois estes são puros sem nenhuma espécie de diluição.
Veja algumas utilizações dos óleos essênciais:
Cólicas abdominais, TPM — Fazer uma mistura de 9 gotas de óleo essencial de lavanda, rosa e alecrim ( 3 de cada ) com 2 colheres de sopa de óleo de amendoas, aplique massagens regulares, suaves, por alguns minutos, em todo o abdômen e no púbis. Depois de terminado, friccionar as duas mãos até esquentar e inale profundamente várias vezes o aroma residual.
Inalação. Sugerido para problemas do sistema respiratório, circulatório, linfático e, principalmente, para os psicológicos, onde o alívio é quase que imediato após alguns minutos de tratamento. Misturar 3 gotas de óleo essencial para cada 100ml de água num vaporizador automático. Podem-se usar as 3 gotas do mesmo óleo essencial ou, se optado pela mistura, 1 gota de cada tipo. Inspire somente pelo nariz até que não sinta mais o aroma. Por exemplo, para casos mais graves, como uma gripe (alecrim ou lavanda), dor de garganta (tea-tree ou lavanda), depressão (rosa ou bergamota).
Banho. Mais indicado para casos psíquicos e emocionais . Após o banho habitual, coloque num jarro 2 litros da água do chuveiro e adicione 9 gotas do óleo desejado, ou a sinergia de 3 gotas de três óleos distintos; misture bem e jogue-a sobre o corpo e massageie-o logo a seguir. Por exemplo, para estresse e tensão (gerânio, rosas e limão), depressão e tristeza (rosas, bergamota, limão).  
Animais — para se livrar das pulgas, bactérias, germes, ácaros ou até prevenir-se deles, escove seu animal com uma combinação de 5 gotas (cada) de lavanda, tea-tree e gerânio em 1/2 copo de água quente. Umedeça as cerdas da escova na solução e passe em todo o corpo. Se o animal não tiver pêlo pode-se fazer o processo com um pano umedecido com a mistura.
Em breve estarei postando as funções de outros óleos.
Tenham uma ótima e aromática semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário