quarta-feira, 18 de agosto de 2010

H2O e Bem Estar : Mito ou Realidade ?











Olá amigos!
Resolvi fazer uma pesquisa sobre alimentos que ajudam de forma especial em nossa saúde e nestes estudos me deparei com o consumo de água. A água sempre foi um problema para mim, pois nunca consegui ingerir os famosos dois litros diários e quando me forcei a tomá-los fiquei enjoada. Qual não foi minha surpresa, quando descobri que esta estória é mito. Pior que isto, excesso de água pode até fazer mal.
Se você sentia culpado por não pertencer ao grupo que vive com a garrafinha em punho, vai ficar feliz com a afirmação do médico Paulo Olson Monteiro da Silva da Unifesp: não há nada de errado em tomar água apenas quando se sente sede. "Você já viu algum outro animal tomar água sem sentir sede? A natureza é sábia. Quando o organismo precisa de hidratação, sentimos sede, simples assim", explica.
Ao ingerir líquido quando sentimos sede, repomos o que o organismo precisa. E não importa se na forma de água mesmo ou de sucos e leite. Só não vale bebidas alcoolicas na reposição, pois o álcool, pelo contrário, rouba a água do organismo.
O que causa excesso de consumo de água
É quase impossível acreditar mas o abuso é capaz de causar até a morte. O principal problema do excesso é a chamada hiponatremia, que é o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. Nesse caso, acontece uma diluição dos sais existentes no sistema circulatório. A diluição exagerada desses eletrólitos pode fazer com que sua função seja reduzida. As conseqüências são dores de cabeça, mal-estar e até mesmo parada cardíaca, em razão da disfunção elétrica que compromete a contração do músculo cardíaco.
Os rins são responsáveis por regular a quantidade de água no corpo,assim como a quantidade de potássio , sodio e outras substancias. Você pode estar pensando, eu tomo dois litros de água ou mais, será que estou sobrecarregando meus rins? A resposta é não, os rins tem a capacidade de filtrar até 14 liros de água por dia,mas o excesso de água faz com que haja a diluição de uma série de substâncias que estão no sangue, e a principal delas é o sódio. Com o sódio abaixo do limite, o sistema nervoso central é afetado e a pessoa pode ter problemas de confusão mental, náuseas, crises convulsivas, segundo pesquisa.
Também não podemos esquecer que os alimentos tem uma grande quantidade de água, principalmente as frutas, que ajudam a suprir nossa necessidade de líquidos.
Existem algumas pessoas que necessitam ingerir mais água por orientação médica, como portadores de calculo renal e diabetes insipidus.
Portanto amigos vale a regra, tudo em excesso faz mal, você não vai ficar mais jovem, magro ou bonito por tomar dois litros de água por dia. Seu organismo é sábio e te dá sinais do que precisa, por exemplo se precisa de água você tem sede. Se necessita de alimento você tem fome, não confundir fome com ansiedade... mas isso é assunto para uma próxima conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário