quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Qual o meu tipo de shampoo?

No final de semana do feriado de Finados, muitas pessoas que foram em nossa loja perguntaram por que não tínhamos shampoos em nossas prateleiras. Expliquei então que, já faz um tempo, somente formulamos shampoos individualmente e o porque de tal procedimento. Como percebi que a maioria delas não tinha consciência da importância de se ter um shampoo específico, resolvi escrever um pouquinho sobre o assunto.
Cada pessoa precisa de um tipo específico de shampoo. Não falo somente de shampoos para cabelos secos, normais ou oleosos, e sim de um produto de acordo com seu estilo de vida, sua saúde atual, sua alimentação, sua predisposição genética, sua idade e até a forma como você higieniza seus cabelos.
Independentemente da raça e da idade, o cabelo tem um ciclo de vida dividido em três etapas de desenvolvimento: a fase anágena, que dura de três a seis anos, corresponde ao crescimento ativo do fio; a fase catágena, que ocorre durante três semanas, é caracterizada pela regressão, ou seja, o cabelo começa a morrer; e a fase telógena, que acontece aproximadamente durante três meses, na qual o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno.
Fatores como o stress, noites mal dormidas, alimentação inadequada e outros desrregulam este ciclo, por isso é importante que o shampoo seja preparado a partir de um histórico do usuário, para que sua formulação possa amenizar as consequências do estilo de vida.
Hoje temos melhor entendimento dos extratos vegetais, que comprovadamente auxiliam no controle da oleosidade do couro cabeludo, na melhora da circulação periférica, melhoram o brilho, assim como previnem a queda. Um exemplo é o extrato de serenoa serrulata que atua na prevenção da calvice genética masculina.
Nos homens, o quadro da calvície é agravado pela ação de uma enzima chamada 5-alfa-redutase, que transforma o hormônio masculino testosterona em outro hormônio, a dihidrotestosterona (DHT), responsável pelo afinamento dos fios e pela diminuição do ciclo de vida do cabelo. Resultado: a DHT antecipa a fase telógena. O cabelo não cai, mas para de nascer. E este cabelo fica pequenininho, como se estivesse sendo ‘engolido’ pelo couro cabeludo. Por esse motivo os cabelos ficam cada vez mais rarefeitos a cada ciclo. O extrato vegetal atuará inibindo a enzima e consequentemente a transformação da testosterona em DHT.
Fica então aqui a dica, se você quer ter cabelos saudáveis, invista em uma alimentação equilibrada, faça exercícios físicos,eles aliviam o stress diário e peça ajuda a um profissional qualificado que elabore um shampoo de acordo com suas necessidades.
Se você precisar de alguma orientação, escreva, será um prazer ajudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário