terça-feira, 31 de agosto de 2010

Aromas e bem estar


Olá amigos!
Podemos dizer que o ser humano sempre soube que um aroma produz efeitos agradáveis ou desagradáveis. Quantas vezes por dia um odor de comida ou uma fragrância de perfume nos faz lembrar alguma coisa, seja boa ou ruim? Assim, alguns odores costumam estimular desejos, vontades, pensamentos, recordações; outros podem nos provocar enjôos ou até sentimentos, como a nostalgia. A partir do século XX os aromas foram estudados de forma cientifica, através do estudo dos óleos essenciais.
Os óleos essenciais estimulam — através do olfato — o sistema nervoso central, a memória e a psique, pois induzem a liberação de substâncias neuroquímicas, que podem ser sedativas, estimulantes ou relaxantes. Quando usados na pele, suas propriedades medicinais penetram nos poros atingindo a corrente sanguínea, o sistema linfático, chegando aos órgãos. Os óleos possuem a capacidade de restabelecer o equilíbrio da mente e de todos os sistemas do corpo humano; suas propriedades também auxiliam na elevação espiritual, ao relaxamento, a meditação e a sensação de bem estar. São inúmeros os estudos cientificos comparando e mostrando o efeito similar dos óleos essênciais e medicamentos alopáticos tradicionais.
Não devemos confundir essências com óleos essênciais, pois estes são puros sem nenhuma espécie de diluição.
Veja algumas utilizações dos óleos essênciais:
Cólicas abdominais, TPM — Fazer uma mistura de 9 gotas de óleo essencial de lavanda, rosa e alecrim ( 3 de cada ) com 2 colheres de sopa de óleo de amendoas, aplique massagens regulares, suaves, por alguns minutos, em todo o abdômen e no púbis. Depois de terminado, friccionar as duas mãos até esquentar e inale profundamente várias vezes o aroma residual.
Inalação. Sugerido para problemas do sistema respiratório, circulatório, linfático e, principalmente, para os psicológicos, onde o alívio é quase que imediato após alguns minutos de tratamento. Misturar 3 gotas de óleo essencial para cada 100ml de água num vaporizador automático. Podem-se usar as 3 gotas do mesmo óleo essencial ou, se optado pela mistura, 1 gota de cada tipo. Inspire somente pelo nariz até que não sinta mais o aroma. Por exemplo, para casos mais graves, como uma gripe (alecrim ou lavanda), dor de garganta (tea-tree ou lavanda), depressão (rosa ou bergamota).
Banho. Mais indicado para casos psíquicos e emocionais . Após o banho habitual, coloque num jarro 2 litros da água do chuveiro e adicione 9 gotas do óleo desejado, ou a sinergia de 3 gotas de três óleos distintos; misture bem e jogue-a sobre o corpo e massageie-o logo a seguir. Por exemplo, para estresse e tensão (gerânio, rosas e limão), depressão e tristeza (rosas, bergamota, limão).  
Animais — para se livrar das pulgas, bactérias, germes, ácaros ou até prevenir-se deles, escove seu animal com uma combinação de 5 gotas (cada) de lavanda, tea-tree e gerânio em 1/2 copo de água quente. Umedeça as cerdas da escova na solução e passe em todo o corpo. Se o animal não tiver pêlo pode-se fazer o processo com um pano umedecido com a mistura.
Em breve estarei postando as funções de outros óleos.
Tenham uma ótima e aromática semana!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

sentimentos e excesso de peso
















Olá amigos! em minha ultima postagem falei que devemos beber quando temos sede e comer quando temos fome, mas principalmente com relação a comida, isto não é sempre verdadeiro. As vezes acabamos de almoçar ou jantar e de repente estamos em frente a geladeira procurando por algo.
Mas por que este fato ocorre?
Muito deste impulso de comer sem fome vem de nossos sentimentos de solidão, ansiedade, confusão, medo e outros tantos. Apesar de não termos conciência temos todos estes sentimentos desde que nascemos.
A criança nasce, cresce, chora. Está com fome, com frio, solitária, não consegue entender o que está acontecendo. Está assustada e confusa. Em cada uma destas situações a mãe pega a criança e a leva ao seio. Ah... e a criança se sente bem novamente.
 E nós o que fazemos? Sentimos fome? Vamos até a geladeira. Sentimo-nos solitários? Vamos até a geladeira. Não entendemos o que está acontecendo no mundo? Vamos atá a geladeira. Estamos deprimidos? Comemos chocolates.O que acontece é que para o bebê ir ao encontro do seio diante de todas estas necessidades era apropriado,com certeza o seio materno solucionava o problema, mas para um adulto não quer dizer que tudo se solucionará da mesma forma, e quando temos excesso de peso é sinal de que não nos dirigimos a fonte correta. Estávamos procurando por algo que nos ajudasse de imediato, e acabamos apenas recorrendo ao alívio gravado em nossa memória, o alimento proveniente do seio materno.
Entendido este fato, como evitar o impulso que nos leva a fonte errada?
Permita-se ir consciente até a geladeira, abri-la e ver que em seu interior só existem energias estáticas, desvinculadas do processo de vida. Pense que em seu interior nenhuma das guloseimas vai suprir seus sentimentos , e diga: NÃO!

LEMBREM-SE O SEGREDO DA FELICIDADE ESTÁ NA TRIADE, SENTIR, PENSAR E AGIR! 





quarta-feira, 18 de agosto de 2010

H2O e Bem Estar : Mito ou Realidade ?











Olá amigos!
Resolvi fazer uma pesquisa sobre alimentos que ajudam de forma especial em nossa saúde e nestes estudos me deparei com o consumo de água. A água sempre foi um problema para mim, pois nunca consegui ingerir os famosos dois litros diários e quando me forcei a tomá-los fiquei enjoada. Qual não foi minha surpresa, quando descobri que esta estória é mito. Pior que isto, excesso de água pode até fazer mal.
Se você sentia culpado por não pertencer ao grupo que vive com a garrafinha em punho, vai ficar feliz com a afirmação do médico Paulo Olson Monteiro da Silva da Unifesp: não há nada de errado em tomar água apenas quando se sente sede. "Você já viu algum outro animal tomar água sem sentir sede? A natureza é sábia. Quando o organismo precisa de hidratação, sentimos sede, simples assim", explica.
Ao ingerir líquido quando sentimos sede, repomos o que o organismo precisa. E não importa se na forma de água mesmo ou de sucos e leite. Só não vale bebidas alcoolicas na reposição, pois o álcool, pelo contrário, rouba a água do organismo.
O que causa excesso de consumo de água
É quase impossível acreditar mas o abuso é capaz de causar até a morte. O principal problema do excesso é a chamada hiponatremia, que é o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. Nesse caso, acontece uma diluição dos sais existentes no sistema circulatório. A diluição exagerada desses eletrólitos pode fazer com que sua função seja reduzida. As conseqüências são dores de cabeça, mal-estar e até mesmo parada cardíaca, em razão da disfunção elétrica que compromete a contração do músculo cardíaco.
Os rins são responsáveis por regular a quantidade de água no corpo,assim como a quantidade de potássio , sodio e outras substancias. Você pode estar pensando, eu tomo dois litros de água ou mais, será que estou sobrecarregando meus rins? A resposta é não, os rins tem a capacidade de filtrar até 14 liros de água por dia,mas o excesso de água faz com que haja a diluição de uma série de substâncias que estão no sangue, e a principal delas é o sódio. Com o sódio abaixo do limite, o sistema nervoso central é afetado e a pessoa pode ter problemas de confusão mental, náuseas, crises convulsivas, segundo pesquisa.
Também não podemos esquecer que os alimentos tem uma grande quantidade de água, principalmente as frutas, que ajudam a suprir nossa necessidade de líquidos.
Existem algumas pessoas que necessitam ingerir mais água por orientação médica, como portadores de calculo renal e diabetes insipidus.
Portanto amigos vale a regra, tudo em excesso faz mal, você não vai ficar mais jovem, magro ou bonito por tomar dois litros de água por dia. Seu organismo é sábio e te dá sinais do que precisa, por exemplo se precisa de água você tem sede. Se necessita de alimento você tem fome, não confundir fome com ansiedade... mas isso é assunto para uma próxima conversa.

domingo, 15 de agosto de 2010

spa no chuveiro


10 passos para se ter um spa no chuveiro

Durante muito tempo o banho bem quente foi contra indicado por dermatologistas por remover excessivamente a oleosidade da pele e dos cabelos. Entretanto hoje contamos com excelente tecnologia na área de cosméticos que já nos permite desfrutar deste prazer, pois não há como negar o efeito relaxante de um banho bem quentinho.
Este banho relaxante não é previlégio de quem tem uma banheira com hidromassagem, pode se conseguir um efeito bem legal no chuveiro mesmo, tomando um banho daqueles que deixam o banheiro cheio de vapor com um sabonete bem perfumado. É um momento proprício também para tratar da pele e cabelos. Vão aqui algumas dicas que transformarão seu chuveiro em um spa.

1- Jogue algumas gotinhas de essência de eucalipto no chão do box, o vapor produzido pela água quente te dará um cheirinho de sauna. O aroma de eucalipto é revigorante, além do que é benéfico para problemas respiratórios, tosses e irritações de garganta.

2- Lave primeiramente os cabelos, depois de limpos aplique uma quantidade generosa de creme condicionador, coloque uma touca plástica e deixe o creme agir enquanto toma o restante do banho , o efeito final será maravilhoso.

3- Leve um banquinho e uma bacia para o box. Encha a bacia com água, coloque uma colher rasa de escalda pés, sente-se no banquinho e mergulhe os pés na bacia enquanto toma seu banho. As dores nos pés desaparecem como em um passe de mágica.

4- Enquanto os pés relaxam, use um esfoliante corporal para remover as células mortas e conseguir uma pele mais luminosa e firme.

5- Complete seu banho ensaboando o corpo com um sabonete bem perfumado, rico em óleos ou manteigas, a base de glicerina. Use uma espoja vegetal que vai ajudar a estimular a circulação corporal. Dê uma atenção especial aos cotovelos, joelhos e pés. Use uma escova de cabo longo para ensaboar e massagear as costas.

6- No rosto você poderá usar um sabonete abrasivo, como o de água de arroz da Moça Cheirosa, aplique sempre em movimentos circulares e ascendentes.

7- Deixe a água cair abundantemente sobre todo o corpo, principalmente sobre os ombros.

8- Retire a touca plástica e enxague bem os cabelos.

9- Acabado o banho você pode sentir uma agradável sensação de moleza devido a dilatação dos vasos. Envolva-se em uma toalha bem felpuda ou roupão de banho e aproveite para descansar alguns minutos em uma poltrona ou na cama.

10- Em seguida, comece a aplicar o hidratante pelo corpo, que deve conter preferencialmente em sua composição uréia, óleos vegetais de avelã, amendoas e germen de trigo, manteiga de karite ou cacau. A pele após o banho quente absorverá de forma bem eficiente o creme. Comece a aplicação pelos pés e pernas, massageando lentamente, estenda depois para o resto do corpo, braços , mãos e pescoço. O rosto agora rosado e brilhante, estará altamente receptivo ao hidratante específico para seu tipo de pele. Para finalizar, aplique no rosto o creme com movimentos circulares e ascendente de forma calma e delicada até a completa absorção.

Após este delicioso banho, você notará que está mais bonita e revigorada e tenho certeza, não abrirá mais mão deste momento delicioso e exclusivamente seu.

Obs:o escalda pés é contra indicado para grávidas e hipertensos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Pele saudável e esfoliação


Você sabia que esfoliar seu corpo semanalmente,  além de remover células mortas, também provoca maior firmeza  da pele através do aumento da quantidade de colágeno e elastina.
A esfoliação deve ser feita sempre de forma suave, pois não deve machucar sua pele. Os agentes esfoliantes devem ser preferivelmente naturais como sal, açúcar, sementes e grãos moídos e o veiculo onde estarão imersos também já devem iniciar o processo de hidratação.
Após a esfoliação devemos sempre terminar a hidratação da pele com cremes de boa qualidade, contendo ureia em sua composição e óleos que estimulem a produção de colágeno e elastina, como de amêndoa, gérmen de trigo, semente de uva ou rosa mosqueta.
Tornando este processo rotineiro com certeza você terá uma pele mais saudável, que auxiliará na prevenção de infecções e melhorará os processos cicatriciais.
Lembre-se que quando cuidamos do corpo que Deus nos deu estamos valorizando Sua infinita bondade para com Suas criaturas.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Promoção Moça Cheirosa e Blog Esmalte e Cia.

 

A Moça Cheirosa e o Blog Esmalte e Cia  se uniram para fazer uma promoção para os usuários do blog e clientes da Moça Cheirosa. 
Visite o Blog Esmalte e Cia, http://esmalteecia.blogspot.com/ leia o regulamento da promoção e participe gratuitamente a um kit de relaxamento e tratamento para os pés Moça Cheirosa.  

Fique ligado em nosso blog e siga nosso twitter, http://www.twitter.com/mocacheirosa ,  para acompanhar as dicas de cuidados pessoais, lançamentos e promoções da Moça Cheirosa - Banho Artesanal.