segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Alimentos que ajudam a combater o stress de final de ano


 O final de ano vem chegando, e o nível de stress sempre aumenta para ajudar a combate-lo nada melhor que contar com o auxilio de sua alimentação. Segue então algumas dicas.

Alface: ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço. Consuma-o não só na salada, mas como chá
Banana: pode acreditar, a fruta diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranquilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina
Espinafre: contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, espinafre tem magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso
Frutos do mar: Eles têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (Omega 3), essencial para o bom funcionamento do coração
Jabuticaba: contém ferro – que combate a anemia – e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jabuticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam.
Laranja: rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga. Opte por consumir a laranja em pedaços ou gomos, e evite tomá-la como suco. A laranja é rica em fibras (principalmente a pectina) que são muito benéficas ao intestino
Ovo: os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas o complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória.  Dois ovos por semana bastam.
Uva: essa fruta possue vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol

Para a hora do lanche da manhã ou da tarde prepare um pacotinho com:

- 1 castanha do pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. É rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária ideal de selênio.
- 1 damasco: no damasco seco, o grande volume de fibras por unidade ajuda a combater a constipação intestinal. A ingestão de fibras também é importante na prevenção de doenças como câncer de cólon e no controle do colesterol.
-1 ameixa: A ameixa seca é rica em ferro (3,50mg por l00g) e portanto convêm à dieta contra a anemia.

Lembrem-se nossa saúde é reflexo em grande parte do que comemos e sentimos.
Abraços e uma semana de luz e paz!

domingo, 21 de novembro de 2010

Dormir bem te deixa mais bonita.



Vocês já devem ter ouvido falar em sono de beleza, ou vou dormir para acordar com uma pele maravilhosa, ou ainda a criança precisa dormir para crescer. Estas afirmações estão repletas de verdade! Como também é verdade que dormir emagrece
Tudo isto ocorre porque durante o sono profundo ocorre a liberação de hormônios importantes para o organismo, como o hormônio do crescimento, o GH.
Esse hormônio é o grande segredo da juventude, uma vez que melhora o desempenho físico, a qualidade da pele, disposição física e ajuda na manutenção de nossa massa muscular. Também aumenta a utilização de gordura pelas células para produção de energia, uma consequência disso é a redução dos depósitos de gordura nos tecidos adiposos.

Mas, à medida que vamos envelhecendo, o GH sofre uma queda natural, portanto, se o indivíduo além de tudo começar a dormir mal, seu organismo sentirá com mais força essa queda, que se refletirá em pele desvitalizada, pouco ânimo e disposição física, perda da massa muscular e a sensação de envelhecimento precoce.
A partir dos 21 anos, o Hormônio do Crescimento tem sua liberação reduzida e, acima dos 40 anos, apenas a metade dele estará disponível no organismo, com declínio progressivo de aproximadamente 14% por década.
O pico máximo da produção deste hormônio se dá em torno de 1 hora da manhã, portanto não adianta dizer que você compensa dormindo de manhã ou a tarde.
Não adianta cremes caríssimos, nem tratamentos sofisticados para a pele e corpo se não entendermos que uma base deve ser mantida inicialmente, dormir suficientemente, comer adequadamente e ter paz e felicidade interior, para que se tenha qualidade de sono e eficiência na metabolização dos alimentos.
É isso amigos, que vocês tenham uma semana de lindos sonhos!
 


Poesia, alimento para o espírito.


Quem Morre?
Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru. Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o preto no branco e os pingos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.

Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.

Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar. Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio esplêndido de felicidade.

Autor: Pablo Neruda

Tenham uma maravilhosa e vívida semana!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Beleza verdadeira


Muitas pessoas, apesar de belas, se olham no espelho e encontram inúmeras coisas que as incomodam no aspecto estético. Quando comentam com amigos, estes até acham que o que a pessoa quer é elogios, mas o que a pessoa realmente vê no reflexo do espelho são inúmeros problemas internos, mais fáceis de serem encarados como problemas estéticos do que de ordem interior.                             
Se você realmente quer se sentir belo, tem que cuidar de seu interior com tanto afinco como cuida de seu exterior, alimentar sua alma como alimenta seu corpo.
Diminuir seu nível de stress aceitando as pessoas como elas são e principalmente aceitando você como realmente é.
Perdoe os outros e você mesmo, seu figado ficará feliz e sua pele também, adeus manchas.
A saúde mental reflete na saúde física, a saúde física reflete em sua pele, cabelos e brilho no olhar.
Permita-se e lute para ser feliz! Você merece, foi para isto que Deus te criou!
Consciente da importância de seu interior, mime seu corpo, proporcione boas sensações a ele, não só porque você o quer belo, mas porque ele é o veículo de um espírito feliz.
Pense nisso, pratique e você verá surgir a cada dia uma pessoa mais bonita refletida no espelho.
Te encontro a semana que vem, espero mais bonito(a).



quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Qual o meu tipo de shampoo?

No final de semana do feriado de Finados, muitas pessoas que foram em nossa loja perguntaram por que não tínhamos shampoos em nossas prateleiras. Expliquei então que, já faz um tempo, somente formulamos shampoos individualmente e o porque de tal procedimento. Como percebi que a maioria delas não tinha consciência da importância de se ter um shampoo específico, resolvi escrever um pouquinho sobre o assunto.
Cada pessoa precisa de um tipo específico de shampoo. Não falo somente de shampoos para cabelos secos, normais ou oleosos, e sim de um produto de acordo com seu estilo de vida, sua saúde atual, sua alimentação, sua predisposição genética, sua idade e até a forma como você higieniza seus cabelos.
Independentemente da raça e da idade, o cabelo tem um ciclo de vida dividido em três etapas de desenvolvimento: a fase anágena, que dura de três a seis anos, corresponde ao crescimento ativo do fio; a fase catágena, que ocorre durante três semanas, é caracterizada pela regressão, ou seja, o cabelo começa a morrer; e a fase telógena, que acontece aproximadamente durante três meses, na qual o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno.
Fatores como o stress, noites mal dormidas, alimentação inadequada e outros desrregulam este ciclo, por isso é importante que o shampoo seja preparado a partir de um histórico do usuário, para que sua formulação possa amenizar as consequências do estilo de vida.
Hoje temos melhor entendimento dos extratos vegetais, que comprovadamente auxiliam no controle da oleosidade do couro cabeludo, na melhora da circulação periférica, melhoram o brilho, assim como previnem a queda. Um exemplo é o extrato de serenoa serrulata que atua na prevenção da calvice genética masculina.
Nos homens, o quadro da calvície é agravado pela ação de uma enzima chamada 5-alfa-redutase, que transforma o hormônio masculino testosterona em outro hormônio, a dihidrotestosterona (DHT), responsável pelo afinamento dos fios e pela diminuição do ciclo de vida do cabelo. Resultado: a DHT antecipa a fase telógena. O cabelo não cai, mas para de nascer. E este cabelo fica pequenininho, como se estivesse sendo ‘engolido’ pelo couro cabeludo. Por esse motivo os cabelos ficam cada vez mais rarefeitos a cada ciclo. O extrato vegetal atuará inibindo a enzima e consequentemente a transformação da testosterona em DHT.
Fica então aqui a dica, se você quer ter cabelos saudáveis, invista em uma alimentação equilibrada, faça exercícios físicos,eles aliviam o stress diário e peça ajuda a um profissional qualificado que elabore um shampoo de acordo com suas necessidades.
Se você precisar de alguma orientação, escreva, será um prazer ajudar!