segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Qual a importancia do café da manhã?

Muitas vezes por pressa ou por tentar economizar nas calorias consumidas não realizamos nossa primeira refeição. Isso é um erro! Depois de horas de sono o corpo precisa de nutrientes que devem ser repostos na primeira e mais importante refeição. Repondo estes nurientes melhoraremos a concentração mental, melhorando nosso desempenho no trabalho e nos estudos, além do mais o consumo de carboidratos (pães, bolos e biscoitos) equilibra a ingestão total de gorduras da dieta e ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares.
Os nutricionistas indicam 3 grupos de alimentos para um café da manhã saudável: os reguladores (vitaminas, sais minerais e fibras), construtores (proteinas) e energéticos(carboidratos).
Aqui vai uma dica de um café da manhã leve e saudável, em média dará 250 calorias.
Reguladores: 1/2 papaya ou 1 maçã ou 1 pera, é imporatante começar a refeição por este grupo, pois ele exige mastigação que já irá saciar um pouco a fome.
Construtores: 1/2 xícara de chá de leite, mais 2 fatias de queijo branco ou 1 colher de sopa de requeijão light.
Energéticos: 2 fatias de pão integral diet ou 3 torradas light. Café ou chá com adoçante. Se sentir muita falta de açúcar coma 1 fatia de pão e 1 fatia fina de bolo.
Se o seu dia começa muito corrido, leve o café da manhã para o trabalho e coma assim que chegar ou no caminho. Você pode levar por exemplo: 3 biscoitos água e sal, 1 fruta e 1 iogurte.
Não se esqueçam da frase: café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de plebeu. Segundo a maioria dos nutricionistas ela é verdadeira.
Abraços e uma ótima semana!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Suco vida saudável

Aqui vai uma receita de um delicioso suco que vai ajudar você no combate à celulite. Se você não tem celulite também deve tomar, pois ele ajuda seu sistema imune,a combater o colesterol, no controle da glicemia sanguinea, tem ação anti-inflamatória e anti radicais livres.

Suco vida saudável ( 1 litro )

1 inhame
suco de 3 laranjas
meio copo de suco de uva concentrado sem açúcar
5 morangos
500ml de chá de hibisco
suco de 1 lima da pérsia
água para completar 1litro no copo do liquidificador
cubos de gelo
Bater por 2 minutos e adoçar a gosto.
 Está pronto um delicioso suco, refrescante e saudável.

chá de hibisco um grande aliado de sua saúde

Na medicina popular o Hibiscus sabdariffa é usado como anti-espasmódico, anti-inflamatório, redutor da hipertensão, antioxidante natural, afrodisíaco, diurético, laxante suave e auxiliar nas dietas de emagrecimento. Também há indicações de seu uso popular para combater problemas respiratórios, bronquites, gripes e resfriados, gastrite e afecções da pele.
O chá obtido a partir do cálice da flor contém polissacarídeos em boas quantidades, além de conter também concentrações elevadas de flavonóides - reconhecidos como protetores contra os radicais livres. Rico em cálcio, magnésio e ferro e nas vitaminas A e C, o hibiscus contém também fitoquímicos, altos teores de antocianinas, ácido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, além de quantidade significativa de fibras alimentares.
O chá de hibiscus, ganhou uma fama adicional recente: a de emagrecedor. Isso porque, a exemplo do chá verde, ajuda a estimular o metabolismo, tem ação digestiva e diurética, ajuda a reduzir o colesterol ruim. No caso do hibiscus há também a propriedade de auxiliar a reduzir as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando na prevenção do desenvolvimento do diabetes tipo 2.
A ação diurética do hibiscus transformou a planta numa grande aliada das mulheres na luta contra uma inimiga implacável: a celulite. O chá preparado a partir do cálice do hibiscus ajuda a diminuir a retenção de líquidos, uma das responsáveis pela formação e agravamento da celulite.
O sabor do chá é muito agradável, azedinho. Para ter o efeito desejado deve-se consumir pelo menos três vezes ao dia quente ou frio. Para preparar 1 litro basta ferver a água, desligar o fogo, adicionar 2 colheres das flores secas e deixar descansar por 10 minutos.
Importante: O hibisco utilizado no chá não é a variedade ornamental encontrada em jardins. Se você for utiliza-lo deve comprar em casas especializadas em chás.
Fonte: www.jardimdasflores.com.br